segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Reaberto Museu doTrem de Parnaíba
Aconteceu na tarde dessa sexta-feira, 08, a reposição das relíquias do Museu do Trem de Parnaíba. O diretor de cultura, Daniel Miranda, disse que por conta de uma reforma no prédio do mencionado museu, as peças foram transferidas para as dependências do Centro de Artesanato Municipal, até essa data.
O Museu do Trem de Parnaíba fica localizado à Praça da Estação e conta com relíquias como aparelhos telefônicos, capacetes, apitos, roupas, sinos, taquígrafos, farois, relógios de parede e ficará aberto das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Breve histórico:
O museu foi instalado e inaugurado em 15 de agosto de 2002, tendo um complexo que inicia no pátio de manobra onde se encontra a locomotiva 29, abrangendo uma estação de passageiros, uma plataforma de embarque-desembarque, um pátio interno com linhas de ferro, uma caixa d'água (que servia para abastecer as caldeiras), uma tipografia, uma casa de comunicação (telégrafo) e estabelecimentos onde funcionavam oficinas de conserto e reparação de máquinas e vagões.
A estação, pertencente a EFCP(Estrada de Ferro Central do Piauí) foi construída em 1910, para servir de ponto de embarque no trecho Parnaíba a Luís Correia. O engenheiro Miguel Furtado Bacelar, foi o responsável pela implantação da ferrovia no litoral do Piauí, durante doze anos (de 1910 a 1922).
Saindo da estação de Parnaíba, o trem passava pelas localidades Catanduvas, Estação Floriópolis, Pau D´arco (próximo ao Country Club) e Bela Mina (ponte metálica na divisa de Parnaíba e Luís Correia), desembarcando na estação central de Luís Correia.
Em 1974, o trem paralisou definitivamente suas atividades no trecho Parnaíba a Luís Correia, somente operando por alguns anos na linha Parnaíba a Teresina, vindo depois ser desativada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário