quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Secretária de cultura visita imoveis que estão sendo restaurados

A secretária de cultura, Fátima Carmino, esteve semana passada visitando imoveis de valor histórico, como A Estação Ferroviária de Floriópolis (bairro Catanduvas) e a Casa Grande (bairro Centro), que estão sendo restaurados.

Estação Ferroviária de Floriópolis

Segundo Juliana Fabrino (restauradora natural de Minas Gerais - Belo Horizonte), o trabalho de restauração da Estação de Floriópolis, consta de duas etapas: a primeira foi feita por uma equipe que tratou da restauração arquitetônica e a última é a de acabamento (nivelamento e amassamento).

“Estamos com uma semana que chegamos em Parnaíba e uma das nossas dificuldades tem sido combater a presença de fungos presente no imóvel. O prazo de conclusão dos nossos serviços é para 45 dias”, disse a restauradora.

Casa Grande

De acordo com Joel Augusto (mestre de obra), a previsão de conclusão da restauração da Casa Grande (residência da família Dias da Silva) é para 10 meses. Na Casa Grande funcionará um Museu, uma sede do IPHAN em Parnaíba, duas salas de café (Centro Cultural) e uma recepção.

Vale lembrar que a restauração da Casa Grande é resultado do decreto municipal nº 701/2007, que declarou de utilidade pública para fins de desapropriação, assinado pelo prefeito José Hamilton. A ação de desapropriação foi emitida no dia 28 de fevereiro de 2008.

O valor da desapropriação da Casa Grande foi discutido através de processo judicial, em torno de 98 mil, 388 reais e 16 centavos, oriundos dos recursos próprios do município.

Para que o prédio tenha todas as suas características resgatadas e preservadas, o IPHAN está investindo 951 mil, 611 reais e 37 centavos.

Fátima Carmino, secretária municipal de Cultura, disse que o município em parceria com o IPHAN, está resgatando valores históricos de Parnaíba, que outrora se encontrava relegados. “Não podemos também esquecer, das lutas de nossos historiadores, pesquisadores e estudantes em prol da conservação e preservação desses imóveis. O município só tem a ganhar, quando toma medidas como estas”, finalizou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário